CEO da Epic revela primeiros detalhes da Unreal Engine 6, com foco em multithreading e nova arquitetura

CEO da Epic revela primeiros detalhes da Unreal Engine 6, com foco em multithreading e nova arquitetura

Durante uma entrevista ao podcast de Lex Fridman, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, revelou oficialmente os primeiros detalhes da Unreal Engine 6, nova geração do motor gráfico que promete marcar uma grande transformação na forma como jogos são desenvolvidos e otimizados para o hardware moderno.

Segundo Sweeney, o objetivo principal da UE6 é unificar os caminhos paralelos de desenvolvimento atualmente existentes na Unreal Engine 5 — especialmente entre os estúdios de jogos tradicionais e a comunidade de criadores dentro do ecossistema de Fortnite. A ideia é consolidar esses recursos em uma base única e modular, com foco em desempenho, escalabilidade e portabilidade.

O executivo também revelou que as primeiras versões prévias da engine devem ser lançadas entre 2027 e 2028, apontando para uma transição que acompanhará o surgimento da próxima geração de consoles e PCs mais potentes. “Chegou a hora de superar limitações históricas e criar uma base condizente com o nível atual da computação”, declarou Sweeney, reforçando que o novo motor será projetado para aproveitar melhor as CPUs modernas.

Um dos maiores avanços técnicos será o fim do modelo de simulação em thread única, uma limitação presente desde as primeiras versões da Unreal Engine. Atualmente, mesmo máquinas com CPUs de múltiplos núcleos operam com a lógica principal do jogo em apenas um núcleo, o que limita o desempenho geral. Com a UE6, o foco será o multithreading real, distribuindo tarefas como física, IA e animações por diversos núcleos de forma eficiente.

A decisão de abandonar o thread único, segundo Sweeney, exigirá uma reestruturação completa da arquitetura interna da engine, o que justifica o tempo até o lançamento das primeiras versões de teste. A meta é garantir que os futuros jogos possam escalar melhor em diferentes tipos de hardware, desde PCs potentes até consoles otimizados.

Se a Epic seguir o mesmo ritmo da geração anterior, é provável que os primeiros jogos com Unreal Engine 6 só apareçam entre 2028 e 2029. Como comparação, a Unreal Engine 5 teve sua prévia lançada em 2022, mas os títulos comerciais começaram a surgir apenas no ano seguinte, com exemplos como Remnant II e Lords of the Fallen.

Com a promessa de romper barreiras técnicas antigas, a Unreal Engine 6 surge como a mais ambiciosa plataforma da Epic até hoje, mirando em um futuro onde mundos virtuais serão ainda mais realistas, dinâmicos e otimizados para extrair o máximo de cada máquina.

Fonte: Lex Fridman (YouTube)