Capcom encerra ano fiscal com lucros e receitas recordes impulsionados por Monster Hunter e jogos clássicos

A Capcom concluiu o ano fiscal de 2024 com resultados históricos, atingindo novos recordes de receita e lucro. O período, encerrado em 31 de março, marca o oitavo ano consecutivo em que a empresa supera seus próprios objetivos, consolidando um momento de alta consistente para a desenvolvedora japonesa.
Grande parte do sucesso foi atribuído ao desempenho de Monster Hunter Wilds, que registrou a melhor estreia da história da Capcom, vendendo mais de 10 milhões de unidades em seu primeiro mês. Além disso, o catálogo mais antigo da empresa também continua desempenhando papel fundamental no crescimento da companhia, com títulos consagrados mantendo números impressionantes de vendas.
Resultados expressivos do ano fiscal 2024:
- Receita líquida: US$ 1,14 bilhão (crescimento de 11,3% em relação ao ano anterior)
- Lucro líquido: US$ 327,5 milhões (crescimento de 11,7%)
- Crescimento de lucro operacional: 12º ano consecutivo, sendo os 10 últimos com aumentos acima de 10%
- Projeção para 2025: expectativa de US$ 1,28 bilhão em vendas líquidas
Outro dado notável é que a Capcom vendeu mais de 51,87 milhões de cópias de jogos antigos somente no último ano fiscal, superando em 5 milhões o resultado do ciclo anterior. A estratégia de manter promoções constantes de títulos de catálogo, além de atualizações e versões remasterizadas, tem sido um diferencial para esse desempenho sustentável.

Catálogo clássico continua em alta
Entre os jogos que seguem gerando ótimos números de vendas, Resident Evil 5 permanece um dos maiores destaques, com mais de 1 milhão de cópias vendidas por ano desde 2017. Os remakes de Resident Evil 2, 3 e 4, bem como Street Fighter 6 e Dragon’s Dogma 2, também contribuíram de forma significativa para os resultados positivos.
A Capcom divulgou ainda os números atualizados de suas maiores franquias:
- Resident Evil: mais de 170 milhões de unidades vendidas
- Monster Hunter: ultrapassou 120 milhões
- Street Fighter: passou de 56 milhões
- Devil May Cry e Mega Man: ambos superando 33 milhões de cópias cada
A expectativa é que, com a chegada de novos projetos e remakes e o contínuo aproveitamento de seu catálogo consolidado, a Capcom mantenha o ritmo acelerado de crescimento nos próximos anos.
Fonte: VGC