Blizzard recusou ideia de loja digital antes da criação do Steam, revela livro

Blizzard recusou ideia de loja digital antes da criação do Steam, revela livro

Muito antes do Steam se tornar a maior plataforma de jogos para PC, a Blizzard teve a oportunidade de criar algo semelhante, mas rejeitou a ideia. Revelações contidas no livro do jornalista Jason Schreier, que detalha a história da Blizzard Entertainment, mostram que, em 2000, a empresa descartou um plano que poderia ter mudado a história dos jogos digitais.

Patrick Wyatt, ex-programador da Blizzard, elaborou uma proposta para transformar o Battle.net, a plataforma de jogos da empresa, em uma loja digital que hospedaria não apenas títulos da Blizzard, mas também jogos de terceiros. O plano foi apoiado por Mike O'Brien, mas, para surpresa de muitos, foi rejeitado pelos líderes da empresa.

A decisão abriu espaço para que a Valve lançasse o Steam em 2003, que desde então se consolidou como a principal plataforma de jogos de PC, com milhões de usuários diários e uma vasta biblioteca de títulos. A Blizzard, que poderia ter se antecipado a essa revolução no mercado digital, passou anos sem explorar o modelo de loja digital.

Curiosamente, nos últimos anos, a Blizzard começou a disponibilizar seus jogos no Steam, com títulos como Overwatch 2 e Diablo IV já presentes na plataforma. Essa mudança mostra que, embora a empresa tenha ignorado a oportunidade no passado, agora reconhece o valor de estar presente na maior vitrine digital de jogos do mundo.

Fonte: Pcgamer