Blizzard recusou ideia de loja digital antes da criação do Steam, revela livro

Muito antes do Steam se tornar a maior plataforma de jogos para PC, a Blizzard teve a oportunidade de criar algo semelhante, mas rejeitou a ideia. Revelações contidas no livro do jornalista Jason Schreier, que detalha a história da Blizzard Entertainment, mostram que, em 2000, a empresa descartou um plano que poderia ter mudado a história dos jogos digitais.
Patrick Wyatt, ex-programador da Blizzard, elaborou uma proposta para transformar o Battle.net, a plataforma de jogos da empresa, em uma loja digital que hospedaria não apenas títulos da Blizzard, mas também jogos de terceiros. O plano foi apoiado por Mike O'Brien, mas, para surpresa de muitos, foi rejeitado pelos líderes da empresa.
A decisão abriu espaço para que a Valve lançasse o Steam em 2003, que desde então se consolidou como a principal plataforma de jogos de PC, com milhões de usuários diários e uma vasta biblioteca de títulos. A Blizzard, que poderia ter se antecipado a essa revolução no mercado digital, passou anos sem explorar o modelo de loja digital.
Curiosamente, nos últimos anos, a Blizzard começou a disponibilizar seus jogos no Steam, com títulos como Overwatch 2 e Diablo IV já presentes na plataforma. Essa mudança mostra que, embora a empresa tenha ignorado a oportunidade no passado, agora reconhece o valor de estar presente na maior vitrine digital de jogos do mundo.
Fonte: Pcgamer