2024: Um ano desafiador para novos lançamentos, segundo Christopher Dring

2024: Um ano desafiador para novos lançamentos, segundo Christopher Dring

Christopher Dring, chefe do portal GamesIndustry.biz, destacou que 2024 foi um ano complicado para novos lançamentos na Europa, com muitas produções ficando aquém das expectativas de vendas. Apesar de um desempenho geral sólido no mercado de videogames, a competição com franquias estabelecidas tornou o cenário ainda mais desafiador para títulos inéditos.

"No geral, as vendas de videogames na Europa foram relativamente robustas em 2024. Mas foi um ano brutal para novos lançamentos. Houve apenas três novos jogos no Top 10, e dois deles fazem parte de franquias anuais: FIFA, Call of Duty e Helldivers. Fora do Top 10, Space Marine 2 está em 12º e Dragon Ball: Sparking Zero está em 13º. Jogos como Final Fantasy VII: Rebirth, Star Wars Outlaws, Dragon Age: The Veilguard... estão todos fora do Top 30. Até mesmo bons jogos em franquias estabelecidas estão com dificuldades."

Poucos novos jogos no topo das vendas

De acordo com Dring, apenas três lançamentos de 2024 entraram no Top 10 de vendas na Europa, sendo dois deles parte de franquias anuais: FIFA, Call of Duty e Helldivers. Fora do Top 10, jogos como Space Marine 2 (12º) e Dragon Ball: Sparking Zero (13º) também se destacaram.

Por outro lado, títulos altamente aguardados, como Final Fantasy VII: Rebirth, Star Wars Outlaws e Dragon Age: The Veilguard, ficaram fora do Top 30. "Até mesmo bons jogos em franquias estabelecidas estão com dificuldades", observou o jornalista.

Comparações de desempenho preocupantes

No mês anterior, Dring apontou que Dragon Age: The Veilguard vendeu 21% menos que Final Fantasy VII: Rebirth em sua semana de estreia. Da mesma forma, Silent Hill 2 teve um desempenho inferior no gênero survival horror, registrando 57% menos vendas que o remake de Resident Evil 4 e 31% menos que o remake de Dead Space.

Cenário dominado por clássicos

Os dados reforçam que, em 2024, franquias consolidadas e jogos de anos anteriores dominaram as vendas. A força de títulos conhecidos ofuscou o desempenho de lançamentos novos, mesmo aqueles com grande apelo de marketing e produção de alto nível.

Embora o mercado tenha se mantido relativamente estável, os números apontam para a crescente dificuldade que novos jogos enfrentam em atrair atenção e competir com marcas estabelecidas. A análise de Dring sugere que, para se destacar, os estúdios precisarão inovar e repensar suas estratégias nos próximos anos.